Dicas

Home / Dicas

O cupim é um inseto que inserido na natureza, exerce um importante papel, o de aerar o solo e de reciclar materiais orgânicos das matas, entretanto nas áreas urbanas é responsável por prejuízos econômicos devastadores.

MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O CONTROLE DE CUPINS (Cryptotermes brevis, Coptotermes havilandi) E BROCAS DE MADEIRA (Lyctus lineares, Lyctus bruneus)

Utilizar madeiras naturalmente inatacáveis por cupins, tais como: peroba do campo, peroba rosa, jacarandá,pau ferro, braúna, gonçalo alves, sucupira, copaíba, orelha de moça, roxinho e maçaranduba.

Colocar telas com malha de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras Aberturas para evitar a entrada de cupins, durante as revoadas nupciais.

Evitar estocagem inadequada de madeiras e seus derivados, principalmente em locais úmidos.

Vistoriar periodicamente, rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira, a fim de detectar qualquer início de infestação, facilitando o controle.

Retirar o madeiramento usado durante as obras imediatamente após o término das mesmas, a fim de evitar possíveis infestações no imóvel.

Retirar e destruir madeiras infestadas, preferencialmente, queimando-as em lugares adequados.

Em bibliotecas e arquivos, usar, sempre que possível, estantes metálicas.

Manter os alimentos armazenados em vasilhames tampados e à prova de roedores;

Acondicionar o lixo em sacos plásticos e em locais elevados do solo, colocando-o para a coleta pouco antes do lixeiro passar;

Retirar e lavar os potes de água e comida dos animais de estimação, preferencialmente todos os dias antes do anoitecer;

Manter os terrenos baldios limpos;

Jamais jogar lixo na beira de rios ou córregos;

Fechar buracos de telhas, paredes e rodapés para evitar a entrada de ratos dentro de casa;

Manter as caixas d'água, ralos e vasos sanitários fechados com tampas pesadas.

Importante: uma vez instalados em um determinado local, os ratos começam a se reproduzir, multiplicando-se rapidamente, o que dificulta o seu controle e aumenta o risco de tansmissão de doenças.


Fale conosco pelo WhatsApp